segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O ORGULHO CEGA...

Dentre todos os defeitos que podemos ter, o orgulho é um dos mais burros... Uma pessoa orgulhosa é uma pessoa cega e egocêntrica...
Mas o que fazer quando estamos diante de tantas pessoas orgulhosas? O melhor a fazer é um auto-exame... Será que eu também não sou orgulhosa? E como fazer esse auto-exame? Bem, no meu caso, costumo avaliar sempre o que eu faria se estivesse no lugar da pessoa que eu considero orgulhosa. Se eu não encontrar lugar nesse contexto, preciso me avaliar mais uma vez... posso estar sendo ainda  mais orgulhosa e turrona  que a pessoa em questão.
Acho que ninguém é 100% mal e nem 100% bom,  mas o sintoma maior  do orgulho são as "Pessoas Gabrielas", que são aquelas que se gabam de dizer... "eu nasci assim e vou ser sempre assim". É realmente lastimável...
O ser humano é fisicamente e mentalmente um ser em constante mutação, isto é, só os saudáveis... É natural que sejamos assim, porém uma atitude de radicalismo é totalmente anti-natural ao Homem. Deus nos criou e nos dotou de inteligência, para que tivéssemos capacidade de pensar e avaliar e é isso que nos difere dos outros animais.Posso entender que um pássaro, um peixe, um cavalo ou uma cobra façam sempre a mesma coisa, afinal eles reagem por instinto, mas nós seres humanos? Será que temos que nos sentir ameaçados ou cutucados todas as vezes que estamos diante de pessoas ou situações que não coincidem com a nossa vontade?
Outro dia escrevi em meu Facebook que se Freud fosse vivo, estaria enlouquecido com a sociedade de hoje, com tanto poder de comunicação, o homem se comunica cada vez menos. Pertencemos a uma sociedade que cada dia mais as pessoas querem sucesso, fama, reconhecimento, dinheiro e prestígio... tudo isso em tempo record e sem esforço. Outro dia uma amiga de Face postou que somos a última geração que obedecia aos pais e a primeira que obedece aos filhos... Concordo com a constatação, embora que no meu caso, graças a Deus isso não se aplicasse. Meus filhos tiveram que me obedecer e nunca coloquei isso em negociação. Jamais tive um filho que em faltasse ao respeito me xingando por exemplo, mas já dei  tapas nos meninos algumas vezes por puro orgulho e disso me envergonho. Já usei do vil abuso de poder e disso também me envergonho. Mas meus filhos tiveram a oportunidade de me ver mudar ao me arrepender e mais ainda, tiveram a oportunidade de me ver pedir-lhes perdão e espero que isso tenha sido um aprendizado para eles.
Graças a Deus tive coragem no passado para dizer a uma amiga que precisa me afastar dela porque eu estava sentindo inveja por ela poder comprar tudo o que queria, quando eu não tinha dinheiro para as despesas básicas e indispensáveis. Nessa ocasião, algumas pessoas reclamaram comigo, dizendo que não era inveja o que estava sentindo e que a minha amiga é quem deveria ter mais sensibilidade. Fato é que eu senti inveja e descobri que somos TODOS INVEJOSOS EM ALGUM MOMENTO NA NOSSA VIDA. Quem não tem inveja de quem pode comer o que bem entende sem engordar? Quem não tem inveja de alguém que é super carismático e bem sucedido? Que atirem a primeira pedra.
Confessar meu sentimento me libertou... Foi um grande marco na minha vida e um grande responsável para a conquista da minha auto estima mais elevada. Me tornei uma pessoa muito mais confiante.
É muito triste ver pessoas que machucam em nome do orgulho, é muito triste ver pessoas estagnadas em nome do orgulho... digo isso para meu marido todos os dias. E sabe porque? Porque estou convicta que ele é ateu por ser na realidade muito orgulhoso. Ele tem fé na inexistência de Deus. Ele torce para que Deus de fato não exista, para poder mostrar para o universo que ele estava certo. Porque eu considero isso orgulho? porque conheço outros ateus que ao contrário dele, concordam que as pessoas que creem na existência de Deus, são pessoas mais felizes. Tenho um amigo ateu que disse certa vez que tem inveja dos que creem, porém ele não consegue crer em Deus, que acha tudo muito fantasioso, mas que era uma fantasia bem legal, afinal até os doentes tem mais chance de cura.
Tenho o hábito de observar meus amigos e buscar conhece-los, mas não tenho o hábito de me afastar deles ao conhecer o lado obscuro deles, afinal, eles conhecem os meus. O que difere dessa ordem é que são meus amigos aqueles que em aceitam como sou, que não me abandonam por eu ter defeitos, que me criticam, mas que tem a plena noção de que não sou a única pecadora do planeta. A intolerância é a maior virtude do orgulhoso. O intolerante pensa que é o dono da verdade... Que saudade dos tempos em que as pessoas só poderiam se comunicar se fosse pessoalmente ou no máximo por carta...Que saudade do tempo que os meios de comunicação não eram usados como bombas atômicas, onde a resposta demorava tanto que dava tempo para a reflexão... O ORGULHO CEGA... Todos querem ter razão, aliás mais que isso, todos querem ter A RAZÃO... Se Freud estaria louco conosco, o que diria Salomão, que séculos e séculos antes de Cristo já dizia... HEIS QUE TUDO NÃO PASSA DE VAIDADE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário